Helicóptero vai reforçar atendimento médico em distrito indígena de Parintins

Os povos indígenas que fazem parte do Distrito de Saúde Especial Indígena (DSEI) de Parintins receberam um importante reforço na estrutura de atendimento médico e hospitalar. No último mês, as comunidades que vivem na região passaram a contar com o apoio de um helicóptero, que facilitará a oferta de serviços de saúde aos integrantes das terras indígenas Andirá/Maraú, Nhamadú/Mapuera e Kaxuyana/Tunayna.

Além de Parintins, o DSEI é composto por outros seis municípios localizados no Amazonas e no Pará. Cerca de 17 mil indígenas vivem no local, que ocupa uma área de mais de 4 milhões de hectares – similar à extensão territorial do estado do Rio de Janeiro, por exemplo.

A aeronave tem capacidade para transportar até seis passageiros e será utilizada no apoio a uma série de atividades voltadas à promoção da saúde indígena, como ações de imunização, entrada e saída das equipes multidisciplinares de saúde indígena, transporte de medicamentos, equipamentos e insumos, acompanhamento de obras e remoção de pacientes para consultas, entre outras iniciativas.

Fonte: Fundação Nacional do Índio

Comments are closed.